Bienvenidos a este punto de encuentro en el que es posible compartir ideas sobre el mundo
de las tecnologías y su relación con la cultura y la educación.



lunes, 12 de mayo de 2008

Nueva Red Social de Profesorado en Tecnología Educativa

En el contexto tecnológico y globalizado que propician las Tecnologías de la Información y la Comunicación, se están generalizando las denominadas Redes Sociales de carácter virtual basadas en Internet. En este marco se ha creado recientemente la Red Docente de Tecnología Educativa. Se trata de un portal de docentes e investigadores latinoamericanos especializados en la utilización pedagógica de las Tecnologías de la Información y Comunicación, que se ha creado con el objetivo fundamental de favorecer la creación de redes científicas en las que compartir experiencias y proyectos.
Constituye una iniciativa de la Red Universitaria de Tecnología Educativa (RUTE) que es una asociación profesional de docentes e investigadores universitarios, interesados en el uso pedagógico de las TIC. El objetivo del portal es servir de canal para que los profesores puedan compartir experiencias, debatir sobre los temas relacionados con la educación y el uso pedagógico de las nuevas tecnologías; crear blogs; participar en grupos de trabajo, la adscripción a grupos temáticos y la posibilidad de recibir noticias sobre temas educativos relacionados con las TIC.
Las URL tanto de la asociación de profesores RUTE, como de la Red Docente de Tecnología Educativa son las siguientes:

1 comentario:

sandra barracho dijo...

Na minha profissão de docente, desde há alguns anos que lecciono conteúdos sobre o Mundo Tecnológico, as Novas Tecnologias e a Globalização, daí ter uma visão atenta sobre o modo como a evolução se tem processado e como as redes sociais (tais como Hi5, Messenger, Facebook…), de carácter virtual baseadas na Internet, têm aparecido, evoluído e se têm disseminado.
Perante a consciência do processo importante que se tem desenrolado, tenho sentido que a nível da educação não temos sabido acompanhar o ritmo e que, por isso mesmo, tem existido uma grande lacuna na criação de redes entre docentes que permitam a troca de ideias, reflexões, conteúdos, objectos de aprendizagem, etc. que realmente permitam melhorar o actual sistema de ensino, que tanto precisa de se actualizar, perante um mundo em constante mutação e sobretudo perante as potencialidades das tecnologias de Informação e Comunicação.
Neste sentido, é com enorme satisfação que vejo surgir a, recentemente criada, Rede Docente de Tecnologia Educativa, a “habitar” no sítio http://redtecnologiaeducativa.ning.com/, a qual nos seus objectivos se propõe a cumprir dois aspectos que considero muito importantes: um deles é a união entre docentes e investigadores especializados na utilização pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação, algo que muitas vezes não se verifica e que considero de primordial importância; o outro é a insistência fundamental na necessidade e vantagens de uma verdadeira e efectiva partilha de experiências e projectos entre todos.
Nesta partilha, a criação de espaços para debate, a promoção da importãncia dos blogues e o constante acesso a notícias sobre temas relacionados com as tecnologias e a educação certamente farão com que dêmos o passo em frente, dentro e fora das nossas escolas, no nosso papel de promotores da construção de identidades pessoais e na valorização da cultura como elemento fundamental no processo educativo.
Por tudo isto, deixo aqui os meus parabéns e votos de sucesso à Rede Docente de Tecnologia Educativa para que a sua Comunidade cresça e se torne um ponto de referência incontornável e deixo também um verdadeiro agradecimento a todos os que, à semelhança do Professor Juan de Pablos Pons, ajudem a dar a conhecer e a disseminar tão bons projectos como este.